Perfil Fake: como evitar o golpe?
24H

CENTRAL DE RESERVAS 24H

+55 24 2220-6300

reservar

Perfil Fake: como evitar o golpe?

4 de março

Atualmente, o ambiente digital se tornou essencial para comunicação e relacionamento do seu público-alvo, além de ser um canal de vendas. Recentemente houve um aumento de tentativas de golpes utilizando contas fakes de hotéis e pousadas.

Utilizam um padrão da mensagem, onde o usuário é informado via rede social sobre algum sorteio, cortesia, prêmio, desconto ou algum outro benefício para tentar roubar dados dos usuários.

O que fazer para se proteger:

1.  Denuncie a conta fake

Denuncie para o próprio Instagram a conta fake. O processo é simples: Entre no perfil da conta fake > clique nos “3 pontos” na parte superior direita > Clique em “Denunciar” > Clique em “O conteúdo é inadequado” > Clique em “Denunciar conta” > Clique em “Está fingindo ser outra pessoa”.

2.  Comunique ao perfil oficial

Envie uma mensagem ao perfil oficial sobre essa conta fake e utilize de print de mensagens que foram enviadas. Chame a atenção para a diferença no nome do perfil, número de seguidores e posts.

3.  Não passe informações

Geralmente, os golpistas pedem o número do telefone e um código para conseguirem clonar o Whatsapp e conseguir enganar mais pessoas.

4.  Cai no golpe, e agora?

Tente informar seus amigos e familiares por outras redes sociais ou por telefone que não seja o número clonado. Abra um boletim de ocorrência e siga os procedimentos passados na delegacia.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Veja também